Cenário conturbado, boas oportunidades

Crise é uma das melhores palavras para definir o ano de 2015 para o Brasil. O país se deparou com conjunturas conturbadas na economia, na política e até mesmo nos recursos hídricos. Apesar do cenário desanimador e de retração, as empresas do segmento de filtros apostam em boas perspectivas para o próximo ano. O otimismo não se deve a nenhum incentivo do governo ou manobra de mercado, mas sim a uma característica que é eminente em grandes instituições: a capacidade de transformar a crise em oportunidade. 
“Este ano foi desafiador, não apenas para o mercado de filtros, mas também para grande parte de todos os segmentos de mercado. Atravessamos um ano de recessão, crise política, aumento do desemprego e grandes incertezas com relação aos investimentos na indústria brasileira. Apesar do cenário conturbado, tivemos um ano bastante positivo, dado nossa forma de trabalhar, sempre ‘explorando’ novos horizontes e formando parcerias estreitas e de longo prazo com nossos clientes”, afirma Marcelo Prado, da 3M Purification do Brasil. 





Na opinião de Manuella Curti de Souza, diretora geral do Grupo Europa, o mercado de filtros e purificadores possui um grande potencial de crescimento no Brasil e no mundo, uma vez que a água é e continuará sendo item fundamental à vida. “No Brasil, ainda existe boa parte da população que consome água direto da torneira, ou água mineral, o que corrobora o potencial de crescimento no setor de tratamento de água residencial. Apesar do Brasil, no ano de 2015, ter sido afetado drasticamente por crises política, econômica e moral, enxergamos boas oportunidades no setor de água no país. Aproveitamos este ano para melhorar nossa eficiência e abrir novos canais, pois acreditamos que é em cenários como este que devemos usar a criatividade e fazer diferente”, explica a executiva. 


O mercado em 2015
A desaceleração da economia em 2015, bem como a alta do desemprego, redução significativa dos investimentos e disparo do dólar desencadearam em uma redução significativa de produção no mercado brasileiro. “Como nossos produtos são insumos produtivos, na teoria, quanto menos nossos clientes produzem, menos vendemos filtros para eles. Nossa saída e nossa maior expertise é sempre olhar para novas oportunidades de negócios e desenvolver soluções para manter nossa empresa em constante crescimento”, comenta Marcelo. 
Se por um lado a crise econômica resultou em uma retração no mercado, por outro a crise hídrica colocou o segmento de filtros em uma posição de destaque. “Acreditamos que embora a economia do país tenha sido fortemente impactada, este mercado, até por ser fundamental e estabelecer melhor relação de custo x benefício ao consumidor, manteve-se preservado de maiores impactos, ao contrário de outros mercados que sofreram fortemente os impactos da crise econômica”, analisa Manuella. 
Mais do que resistir aos impactos da recessão econômica, a 3M Purification do Brasil fechou 2015 com excelentes resultados e com a ampliação de seus negócios. “Crescemos acima da expectativa e estreitamos ainda mais o relacionamento com nossos clientes. Conquistamos novas contas, lançamos novos produtos, exploramos novas regiões e obtivemos um resultado financeiro satisfatório, dado nossa visão constante de eficiência operacional. A principal dificuldade se dá pelo disparo da inflação, o que constantemente gera impactos nos custos, não apenas para a 3M Purification, mas também para toda a indústria brasileira”, revela Marcelo. 
O Grupo Europa sentiu os reflexos da recessão econômica em seu setor de vendas, mas apesar das dificuldades manteve o seu plano de crescimento. “2015 foi um ano atípico em relação às ondas de vendas que costumamos ter se comparado ao nosso histórico. Sem dúvida, o principal desafio deste ano foi manter o time focado na execução do plano de crescimento e melhoria contínua, em meio ao cenário caótico em que todos estamos inseridos como cidadãos brasileiros. Por isso, ao longo deste ano, investimos em infraestrutura fabril visando aos ganhos de produtividade, inauguramos novos canais visando ao crescimento das vendas, e investimos mais tempo junto ao time, buscando maior engajamento e disposição para sinergia na execução”, conta Manuella. 




Perspectivas para 2016
De acordo com as empresas entrevistadas, as perspectivas para o próximo ano são positivas e o cenário conturbado parece não desmotivar o mercado de filtros. “Somos otimistas e apesar das previsões dizerem o contrário, estamos nos preparando para construir mais um ano de sucesso”, sentencia Marcelo. 
Para o Grupo Europa, a relação de custo x benefícios que os filtros oferecem ao consumidor é o principal fator que impulsionará o crescimento desse mercado. “O consumidor brasileiro está cada vez mais consciente com relação ao uso sustentável dos seus recursos, e o consumo de água purificada, além de melhorar a sua saúde, reduz o uso de materiais que hoje poluem o meio ambiente. Somado a isso, ainda existe um trabalho enorme para ser feito no âmbito da educação sobre o uso consciente da água e uma enorme oportunidade de aumento de penetração da categoria”, afirma Manuella. 
As empresas ainda não divulgaram os projetos para o próximo ano, mas as expectativas são de novos investimentos, negócios e muitas novidades. 

Comentários