Água de beber


Cerca de 75% do corpo humano é composto por água. Esse fato demonstra claramente a importância dessa substância para o nosso organismo. Com tamanha relevância, é essencial que a população esteja atenta à qualidade da água que ingere diariamente. 
Consciente dessa preocupação, o mercado de purificadores de água investe cada vez mais em tecnologias que garantam a qualidade e a pureza dessa substância.  Além disso, o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), por meio da portaria n° 93/2007, estabeleceu a certificação compulsoria dos produtos desse gênero como forma de garantir a qualidade da água destinada ao consumo humano proveniente de equipamentos para tratamento de água de uso doméstico. 
Considerando esses fatos, entramos em contato com empresas do segmento para verificar os tipos de produtos disponíveis no mercado, as tecnologias utilizadas, os diferenciais, entre outros aspectos. 

Europa
Uma das empresas mais conhecidas e renomadas do setor, com 27 anos no mercado, o Europa investe pesado no desenvolvimento de sistemas e produtos voltados para o tratamento e a purificação da água. O diretor do grupo Europa, Antônio Carlos Camargo, ressalta que a empresa foi a pioneira na implantação de algumas tecnologias utilizadas no Brasil. “A marca é responsável pelo desenvolvimento das principais inovações no setor. Como exemplo, foi a primeira a lançar um purificador de água com sistema de refrigeração, o que posteriormente foi seguido por outras empresas. Essa mesma tendência ocorreu na obtenção das certificações de qualidade, nas quais a Europa foi a primeira empresa do setor a obter em 2002, o Selo Eficiência Microbiológica com as marcas Inmetro e Inor, tendo solicitado a certificação de forma voluntária para evidenciar a qualidade de seus produtos. O grupo Europa foi ainda o primeiro a desenvolver um sistema contador de litros - Contágua, para indicar o momento de troca das câmaras de purificação”, comenta.
A empresa conta com tecnologias diversificadas para o tratamento de água como o SNTA – Sistema Natural de Tratamento de Água, presente em todos os modelos Europa. Esse método utiliza elementos naturais como quartzo e dolomita, além de carvão ativado com prata coloidal, em granulometrias decrescentes para o tratamento físico-químico da água – reduz impurezas, turbidez, substâncias químicas e orgânicas; adsorve o cloro; libera cálcio e magnésio, combinados ou separados.
O Europa também adotou o Sistema HF – Hollow Fibre, com membranas de fibra oca importadas, com mais de 4 bilhões de microporos de 0,3 mícron (número cerca de 250 vezes menor que o diâmetro de um fio de cabelo), para reter micropartículas, protozoários e bactérias. 
Outra tecnologia utilizada pelo grupo é o Sistema UVLS+HF, que reúne os benefícios do sistema HF ao Sistema UV Light System, que promove a desinfecção da água em turbilhonamento por ação da luz ultravioleta.
De acordo com Camargo, o Europa desenvolveu seus produtos focado nas necessidades individuais de cada consumidor. “Os purificadores Europa são certificados com a classificação máxima do Inmetro - C1, em redução do cloro livre e disponibilizados em 30 modelos para atender os diferentes perfis de consumidor, com preços a partir de R$ 299,00. Essa variedade permite que o consumidor possa adquirir um produto praticamente customizado em funcionalidades e design, adequado à sua necessidade específica, característica que nos diferencia no setor”, enfatiza o diretor.
Além de purificadores de água, o Europa também fabrica e comercializa Filtros de Entrada, indicados para melhorar a qualidade da água em todos os pontos de uso. Os Filtros de Entrada Europa são instalados após o cavalete de entrada de água e retêm sedimentos e resíduos, prolongando a vida útil de equipamentos, máquinas de lavar, chuveiros, aquecedores, banheiras etc. Propositadamente, deixam passar o cloro para proteção da água que permanecerá na caixa d’água. “Os Filtros de Entrada Europa atendem a vazões de 650 a 3.350 litros/hora, nas versões FE 600, FE 1000 e FE 3000, com tanque em aço inox. Todos os modelos possuem válvula exclusiva de monocomando para controle dos processos de filtração, drenagem ou retrolavagem, sistema de limpeza dos elementos filtrantes que amplia a vida útil do produto”, explica Camargo.
A manutenção dos produtos varia de acordo com o modelo. “Os purificadores Europa são fabricados em dois padrões distintos de autonomia, ao término da qual deve ser realizada a substituição dos elementos filtrantes: três mil litros ou um ano de uso (o que ocorrer primeiro); e seis mil litros ou dois anos (o que ocorrer primeiro)”, conta o diretor da empresa. 
Os modelos com autonomia de seis mil litros dispõem ainda do sistema de retrolavagem (inversão de fluxo) para limpeza dos elementos filtrantes, procedimento que deve ser realizado semanalmente e garante a maior vida útil das câmaras.
Nos modelos das linhas Da Vinci e com a denominação Smart, o consumidor dispõe no próprio gabinete frontal do Contágua, sistema patenteado e exclusivo da marca Europa, que indica o momento correto da substituição das câmaras. Nos demais modelos, há a opção de adquirir o Contágua para ser acoplado ao produto.
“Adicionalmente, fomos pioneiros no desenvolvimento do sistema de bica telescópica para saída da água, que permite além da maior praticidade ao encher recipientes maiores, facilidade no procedimento de higienização”, diz Camargo.
A realização dos procedimentos de manutenção segundo especificado no manual do produto, é essencial para a manutenção das características do tratamento e da qualidade da água fornecida pelo produto.   
O Grupo Europa também trabalha com a locação de purificadores desde outubro de 2001. “Os modelos destinados para locação são o Noblesse HF e Summer Line HF, abrangendo o estado de São Paulo e as cidades do Rio de Janeiro, Goiânia e Brasília. Outras regiões também podem ser atendidas, mediante consulta. A locação inclui gratuitamente a instalação, ações de manutenção preventiva e corretiva, inclusive peças e mão-de-obra. Todos os aparelhos locados acompanham o Contágua, dispositivo que permite ao usuário acompanhar a vida útil do purificador e simplifica as verificações de rotina”, diz Camargo.

IBBL
A IBBL está no mercado há 25 anos. Todos os produtos da marca possuem a certificação do Inmetro e tecnologias de ponta.  A empresa acredita que o grande diferencial de seus produtos está na qualidade e na facilidade de manutenção. “A IBBL sempre preza pela qualidade de seus produtos e os purificadores de água possuem algumas características que mostram esse diferencial: a facilidade na manutenção dos equipamentos e reposição de peças com preços acessíveis. Os filtros podem ser facilmente substituídos pelo próprio consumidor, dispensando a contratação de um técnico ou profissional especializado, pois apresenta o sistema “Refil Girou, Trocou” (Patente PI 0600399-0). Os purificadores também possuem a maior capacidade de refrigeração na categoria e para garantir resultados mais exatos, a IBBL utiliza a norma americana ARI1010-2002. Além disso, osreservatórios de água são protegidos com nanotecnologia que inibe a proliferação de bactérias”, informa o gerente nacional de Vendas e Marketing da IBBL, Eduardo Luiz Paes Netto.
A marca também investe pesado em tecnologias. “Fomos a pioneira no uso do gás R 134 a, que não afeta a camada de ozônio, antes mesmo da proibição do uso do antigo gás R12”, afirma Netto. 
A empresa ainda lançou no mercado o primeiro bebedouro de pressão - BDF projetado para atender pessoas com necessidades especiais. O produto possui acionamento elétrico através de botões laterais e frontais de toque leve e sistema em Braille; está presente hoje nos principais shoppings, aeroportos, clubes e empresas que se preocupam com a acessibilidade. 
Outra inovação foi o Purificador de Água AVANTI, desenvolvido para garantir uma melhor qualidade da água consumida, tornando-a mais saudável, cristalina, sem gosto e odor, livre de cloro e resíduos como barro, ferrugem, areia e outros sedimentos. 
A IBBL desenvolve um procedimento operacional padrão, quando necessário, para realizar a manutenção preventiva e higienização dos seus produtos. “Isto promove o melhor desempenho dos purificadores de água, aumenta a vida útil do produto e garante a qualidade da água. Pontos importantes que devem ser considerados nesse procedimento são a reposição do filtro dentro do prazo de validade indicado, a limpeza externa periódica, dando ênfase nos locais da saída da água, como as torneiras e bicas em que há grande manuseio no produto”, afirma o gerente.
A IBBL não trabalha com a locação de purificadores de água. Os produtos da empresa são comercializados por meio de distribuidores, representantes, venda direta, grande varejo, e-commerce e canal especializado e estão presentes em todo mercado nacional. Os modelos da marca possuem a vida útil de 3.000 litros.

Latina
A Latina é outra empresa de relevância no segmento de purificadores de água. No mercado há 15 anos, investe em pesquisas e em parcerias com universidades e centros tecnológicos a fim de oferecer ao cliente produtos cada vez mais eficientes e duráveis. 
Todos os produtos da Latina são certificados pelo Inmetro, grande parte deles com notas elevadas. O Purificador Sterilizer, por exemplo, obteve as notas máximas possíveis em todos os quesitos do novo certificado compulsório. 
O Sterilizer utiliza tecnologia ultravioleta, desenvolvida em parceria com a Philips. O produto  conta com um sistema de tratamento de água com 10 estágios de purificação, com filtro mineralizador, filtro 5 estágios e unidade de esterilização. 
Além do Sterilizer, a Latina disponibiliza uma gama extensa de produtos que são compatíveis à necessidade do consumidor. 


Ulfer
A empresa de origem brasileira está há 35 anos no mercado, o que resultou numa linha diversificada de purificadores, contendo em seu portfólio 10 modelos disponíveis com o sistema de filtragem ECOPURE, com 10 estágios de filtragem. Os purificadores Ulfer permitem a redução  de cloro, partículas sólidas e demais substâncias e partículas que ocasionam gosto e odor à água.
Segundo o fabricante, os constantes investimentos e pesquisas proporcionaram um controle de qualidade apurado dos produtos que são atestados também pelo INMETRO / INOR, que, em agosto / 2002 emitiu a “Declaração de Eficiência Microbiológica” para os purificadores de água modelos “EL Plus” e GL Plus”, o mesmo ocorrendo com os modelos “AL PLus”, “Purigel” e “G III”, em outubro / 2002, selo que posteriormente veio a ser substituído pelo selo INMETRO / IFBQ.
A empresa informa ainda que fornece gratuitamente assistência técnica aos seus clientes, desde o mesmo mantenha a troca do refil periodicamente e dentro do prazo de validade estipulado pelo manual do produto. A Ulfer dispõe ainda de um sistema de atendimento denominado “Ulfer On Line”, que atende gratuitamente telefonemas de todo o Brasil por meio do número 0800-019-5400, centralizando, assim, eventuais reclamações de consumidores, que distribui o serviço para o revendedor competente e acompanha o atendimento até a total satisfação do consumidor.

Whirlpool Latin America
Líder do mercado latino-americano de eletrodomésticos, a Whirlpool Latin America atua no mercado brasileiro de purificadores de água com as marcas Brastemp e Consul.
Os purificadores da Brastemp trouxeram para o Brasil o conceito de aluguel do aparelho. Dessa forma, a empresa se responsabiliza pelo controle do ciclo de vida do produto, realizando a manutenção e recolhendo o produto quando necessário.
Com tecnologia de refrigeração baseada em compressor, o purificador Brastemp consume bem menos energia do que os produtos similares, que trazem a tecnologia chamada “peltier”. Os produtos “peltier” apenas diminuem a temperatura da água em relação à temperatura ambiente. Por exemplo, se estiver fazendo 40 graus, o consumidor terá água a 25 graus. O compressor da Brastemp oferece em média, água a 8/10 graus.
Já o Purificador de Água Consul tem diferentes estágios de filtragem e carvão ativado, que garantem água mais pura, livre de bactérias, cloro, cor e sabor. Com a máxima classificação do Inmetro, o produto elimina até 99,99% das bactérias presentes na água corrente.

Desafio
A falta de comprometimento de algumas empresas com a qualidade da água e a saúde do consumidor é o grande desafio do setor. “O mercado tem oferecido aos consumidores produtos importados da China com preços inferiores, mas que comprometem principalmente a qualidade e o desempenho. Isso coloca em descrédito a categoria como um todo frente aos consumidores, visto que o assunto qualidade da água para o consumo é de suma importância” declara Netto da IBBL.
Entretanto, esse cenário tende a se modificar em 2012 para a tranquilidade das companhias comprometidas com a segurança de seus produtos. “A certificação com o Selo Inmetro é compulsória para os fabricantes desde outubro de 2010, entretanto ainda há empresas que não obtiveram a certificação e buscam conquistar clientes com produtos de menor custo e qualidade inferior, que inclusive podem colocar em risco a saúde do consumidor. Para o comércio, a certificação passa a ser obrigatória a partir de 31 de dezembro de 2011, quando somente poderão ser comercializados produtos devidamente certificados. O consumidor deve estar consciente desse fato para não adquirir produtos sem o Selo Inmetro, cuja adoção também será fortalecida com a intensificação da fiscalização do setor pelo governo”, informa Camargo, do Europa. 

Escolhas exigem atenção
O mercado conta com uma gama extensa de produtos, que oferecem os mais variados benefícios. Por isso, na hora de escolher o modelo é preciso estar atento ao que mais se encaixa as suas necessidades. “Na escolha, o consumidor deve levar inicialmente em consideração os itens como: quantas pessoas farão uso do purificador; o sistema de tratamento (com ou sem eliminação de bactérias); se utilizará ou não água gelada; e se o aparelho é certificado com o Selo Inmetro, conforme a exigência da legislação. 
A partir daí, o design do produto, o espaço e as condições disponíveis para a instalação. Sempre que possível, deve-se optar por um sistema com eficiência bacteriológica comprovada pelo Selo Inmetro, o que garante maior proteção para toda a família. No caso dos aparelhos eletroeletrônicos, deve-se ficar atento ao consumo de energia”, indica Camargo.
Para a IBBL, é preciso ficar de olho nas certificações. “O consumidor, na hora da escolha, deve verificar se o produto é certificado junto ao Inmetro e também qual a sua classificação nos ensaios de desempenho para a retenção de partículas, de cloro livre e eficiência bacteriológica”. 

Comentários