Depilação à moda oriental

Eliminar os pelos com a ajuda de uma linha é uma prática comum no Oriente

Indicada para quem tem pele sensível, a depilação com linha é uma técnica praticada há milênios em países orientais, como a China e a Tailândia. No Brasil, o método tem se tornado cada vez mais popular, devido aos seus inúmeros benefícios. Por aqui, as clientes têm procurado os salões de estética para recorrer ao procedimento especialmente no rosto (mas sua aplicação pode ocorrer em qualquer parte do corpo). O preço médio da depilação no buço é de R$ 12; e na sobrancelha, R$ 30.

A grande vantagem desse procedimento em relação à depilação com cera é que ele não machuca nem escurece a pele. “É um método que não agride tanto a pele, pois a depilação com linha é superficial”, explica a esteticista do Salão Yes, Val Fonseca.

Outra qualidade da técnica é que ela pode ser utilizada por quem faz uso de cosméticos com ácido ou possui algum tipo de alergia. “Esse método é indicado para todas as pessoas, principalmente as que tem a tendência de manchar a pele com o uso de cera, ou que estão fazendo uso de ácido no rosto”, complementa a depiladora Viviane Amélia da Silva, do Rinnovare Salon.

Como funciona?


Assim como a depilação com cera, esse método retira os pelos pela raiz. Com uma linha 100% poliéster entrelaçada nos dedos, formando uma espécie de tesoura, o profissional consegue eliminar o pelo. “Com a linha enrolada nos dedos indicador e polegar, realizo o movimento de abrir para pegar o pelo e, em seguida, o de fechar para retirá-lo pela raiz”, descreve a esteticista do Salão Depil K, Virgínia Mattos.

O crescimento dos pelos após a depilação com linha depende de cada pessoa, mas, normalmente, é mais vantajoso do que a técnica com cera. “Geralmente, no rosto, o pelo demora o dobro do tempo para crescer do que demoraria com a depilação com cera”, ressalta Viviane.

Embora seja uma técnica menos agressiva, a depilação com linha pode ser bastante dolorosa, de acordo com a sensibilidade de cada pessoa. “Dói um pouco, mas nada impossível de suportar. Usando uma máscara calmante, a pele não fica irritada”, tranquiliza Virgínia.

Além disso, a dor chega a se tornar insignificante se comparada aos inúmeros benefícios do método. “No rosto, no caso de a pele estar manchada pela depilação com cera, com o tempo, ela irá clarear. A técnica também não permite a flacidez. Na axila, afina o pelo e diminui a transpiração”, ressalta Viviane.

O método ainda deixa a pele mais bonita. “A linha é tão poderosa, que não arranca somente os pelos, tira também toda a lanugem [aquela penugem fininha], deixando a pele mais clara”, destaca a esteticista do salão Yes, Alessandra Linhares.

Cuidados


Antes e depois da depilação com linha, é importante limpar a pele. “Os cuidados são os mesmo que os outros métodos: limpar a pele com um adstringente e, depois do procedimento, usar uma máscara calmante”, orienta Virgínia.

O procedimento é mais indicado para o rosto. Cuidados com a hidratação ajudam a diminuir os riscos de pelos encravados. “Se a pele for bem hidratada, os pelos não vão encravar. Por essa razão, é mais indicado para a área do rosto, que, por ser mais oleosa, dificilmente apresenta o risco de ter pelos encravados”, comenta Virgínia.

Vantagens

• Método evita as manchas e a flacidez, que, a longo prazo, ocorrem com o uso de cera.

• A depilação com linha preserva a queratina da pele.

• Elimina gorduras e células mortas.

• Causa menos vermelhidão.

• É ideal para quem sofre de alergias ou faz uso de cosméticos com ácido.

• Retira a lanugem – conhecida como penugem, deixando a pele mais clara.

• Dura em média 1 mês, ao contrário das 2 semanas da depilação tradicional.

Comentários