Seu sangue está carente?

Falta de ferro e oxigênio são as principais características da anemia, que afeta 20% das mulheres hoje

Cansaço, fraqueza, irritabilidade, sono em excesso e até mesmo falta de ar. Esses são apenas alguns dos sintomas da anemia, uma doença caracterizada principalmente pela carência de ferro e oxigênio no sangue.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 20% das mulheres e aproximadamente 5% dos homens no Brasil apresentam deficiência de ferro. “A causa básica da diminuição dos estoques de ferro é o desequilíbrio entre quantidade absorvida e consumo e/ou perdas. Isso pode ocorrer devido a diversos fatores, tais como: necessidade aumentada de ferro [crescimento, menstruação, gestação]; diminuição da oferta ou da absorção do ferro [baixa quantidade e/ou biodisponibilidade do ferro da dieta, doenças inflamatórias crônicas intestinais, etc.]; ou perda de ferro [sangramento patológico por alterações do trato gastrointestinal, verminoses; doação de sangue, etc.]”, explica o professor adjunto de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, Rodolfo Delfini Cançado.

Tratamentos e prevenções

Todas as pessoas estão propensas a desenvolver a anemia. No entanto, aquelas que apresentam carência de ferro e vitaminas são os principais alvos. “Uma das causas da anemia é a falta de vitamina B12, que pode acontecer tanto como conseqüência de uma dieta pobre em alimentos que contenham essa substância como por falha em sua absorção”, afirma o médico Augusto Vinholis, do Spa Clínico Dr. Vinholis.

O tratamento da doença depende do tipo e do grau da anemia. “Via de regra, o tratamento recomendado é a administração de ferro para normalizar os valores da hemoglobina e restaurar o estoque de ferro do organismo”, diz Cançado. “Modernamente, existe a possibilidade de transplante de medula óssea de doador compatível, para tratamento da anemia aplásica”, completa Vinholis.

Quem não quer correr o risco deve ficar de olho na dieta. “O que prejudica é o errado todos os dias e não o eventual. Se alimentar bem é sinal de saúde”, afirma Vinholis.


BOX - Tipos de anemia
Conheça os tipos mais comuns dessa doença
• Anemia aplásica – ocorre quando a medula óssea não produz o número adequado de elementos do sangue.

• Anemia ferropriva – é a forma mais comum da doença, causada por falta de ferro no organismo (aparece, em geral, em mulheres, devido à alimentação inadequada, durante a gestação ou amamentação, ou em idosos, devido à dieta pobre em ferro).

• Anemia por deficiência em ácido fólico – ocorre com a suplementação de ácido fólico (antes da gravidez e nos primeiros meses de gestação, a mulher pode prevenir alguns defeitos congênitos no feto, tomando ácido fólico).

BOX - Leucemia
Muitas pessoas acreditam que a leucemia é decorrente de uma forte anemia, o que não é verdade. “As anemias ocorrem por diversas causas e não evoluem para leucemia. Entretanto, pacientes com leucemia freqüentemente apresentam quadros de anemia, devido à doença e ao tipo de tratamento quimioterápico”, esclarece o médico Augusto Vinholis, do Spa Clínico Dr. Vinholis.

Comentários