De olho na maquiagem!

Cosméticos vencidos colocam em risco a saúde feminina.
Resultado: alergia e coceira


Indispensável nas produções mais elaboradas, a maquiagem pode prejudicar a saúde de quem não tomar os devidos cuidados.

Segundo uma pesquisa realizada no Reino Unido, nove entre dez mulheres estão colocando a saúde em risco ao usarem maquiagem fora do prazo da validade.

De acordo com os estudiosos, a vida útil de um rímel, por exemplo, é de no máximo seis meses, mas, apesar das recomendações, 92% das mulheres admitiram usar o produto por um tempo muito maior. “O tubo do rímel, uma vez aberto, atrai inúmeras bactérias. Não foi uma surpresa a pesquisa constatar que metade das mulheres sofria de coceira, ardência e reclamou que os olhos lacrimejam constantemente”, afirma o diretor do Instituto Brasileiro de Auditoria em Vigilância Sanitária (Inbravisa), Rui Dammenhai.

Problemas

A pesquisa averiguou que os problemas mais comuns são as reações alérgicas como ardor e coceira. As regiões mais afetadas são as próximas do globo ocular. “Ela é mais atingida, por ser uma região muito vascularizada e, por conta disso, absorver com grande rapidez qualquer tipo de substância”, explica Rui.

Outro problema que a maquiagem pode acarretar está ligado ao compartilhamento dos produtos de beleza. Segundo a pesquisa, mais de um terço das entrevistadas abaixo dos 24 anos admitiram dividir os cosméticos com as amigas. “Esse ato proporciona a transmissão de vírus ou bactérias relacionadas com a conjuntivite”, esclarece o diretor da Inbravisa.


Perigos da vida moderna
É comum o fato de muitas mulheres, por falta de tempo, maquiarem-se dentro do carro, do ônibus ou do metrô. Embora esse ato represente praticidade e economia de tempo, ele pode custar caro para a saúde. “Pode-se danificar a córnea facilmente ao aplicar o rímel dentro de algum veículo em movimento. Além disso, o olho torna-se vulnerável a todo tipo de infecção”, adverte Rui.

Comentários