Alimente-se bem e emagreça!

Reeducação alimentar é o segredo para manter a boa forma para sempre

Se você faz parte dos milhares de reféns de dietas malucas, que deseja encerrar a eterna briga com a balança, a solução é partir para a reeducação alimentar. O procedimento, muitas vezes, é visto como uma simples dieta. No entanto, é uma importante mudança de hábito que visa ensinar as pessoas a maneira correta de se alimentar e garantir a boa forma para sempre, quando realizada corretamente. “O conceito de educação alimentar deve ser seguido desde os primeiros dias de vida, com horários regrados, e qualidade na alimentação, enfatizando como e quando se alimentar. Isso deve ser exposto para as pessoas que, por algum motivo, deixaram essas regras de lado”, explica a chefe do setor de Nutrição e Dietética do Hospital São Camilo, Camila Zago.

Para sempre


Quando uma pessoa se dispõe a realizar a reeducação alimentar ela deve ter em mente que irá passar por uma mudança de hábitos que depende exclusivamente dela. Outro ponto a ser ressaltado é que a reeducação alimentar é um procedimento que deve ser seguido para sempre. “Reeducação alimentar é mudança de hábito e exige disposição e força de vontade. A pessoa que fizer a reeducação passará por diversos processos, mas vai ter a certeza de que tudo o que fizer será um plano para a vida toda”, afirma Camila.

A essa altura, você deve estar se questionando se a dieta da sopa, da fruta, da lua ou qualquer outra que prometa eliminar os quilinhos a mais, em apenas algumas semanas, não seria uma opção mais viável. A resposta é: definitivamente não! Primeiro, porque você passará fome e poderá até mesmo faltar energia para realizar as atividades do dia-a-dia. Depois, porque você não conseguirá seguir a dieta por muito tempo e, assim que retornar à rotina normal, ganhará todos os quilos que perdeu. “As dietas milagrosas são muito comuns, mas felizmente não funcionam. Durante o regime, a pessoa até fica impressionada porque faz efeito, mas, depois, vive uma tortura. Quando a rotina da alimentação normal volta, os quilinhos perdidos são recuperados, pois a maioria das dietas é baseada na ingestão de alimentos diuréticos e laxantes, que fazem perder líquidos rapidamente. A simples reidratação dos tecidos faz o peso aumentar e o metabolismo se defende, guardando reservas para o caso de nova escassez de combustível. O peso pode até aumentar mais e novamente se corre em busca de nova dieta miraculosa, quando o correto seria substituir os maus pelos bons hábitos alimentares”, informa a nutricionista.

Comentários