Mais saúde!

Em primeira mão, no primeiro post do ano, a matéria de saúde da Vide Bula de Janeiro. Um tema simples, mas que merece sempre ser lembrado: diarreia infantil.

Entenda a diarreia pediátrica


Doença é uma forma que o organismo encontra para eliminar agentes infecciosos

Durante o verão as crianças costumam ficar mais propensas à diarreia. Isso porque, a forma mais comum da doença está associada a infecções intestinais provocadas por algum tipo de contaminação, que podem ocorrer por alimentos deteriorados, contato com a água do mar ou areia poluída, entre outros. “A diarreia por contaminação é causada por agentes infecciosos, como vírus e bactérias, que entram pela boca e, ao chegar ao intestino, ocasionam a diarréia”, explica o pediatra do Hospital e Maternidade Brasil, Dr. Darcio Leme dos Santos.
Embora seja uma doença que costuma assustar os pais, a diarreia é uma espécie de defesa do organismo. “A diarreia é a solução que o organismo encontra para eliminar um problema, no caso, os agentes infecciosos”, conta Dr. Darcio.

Cuidados

Embora seja uma resposta do organismo, a diarreia é uma doença que requer atenção, pois a desidratação e a desnutrição ocasionadas por este problema, ainda são responsáveis por grande parte dos óbitos infantis no Brasil. “É preciso usar do bom senso dos pais. Duas ou três diarreias ao dia podem ser tratadas em casa, com a reposição de líquidos e nutrientes. Se a criança tiver mais de cinco diarreias, já é hora de procurar um médico”, afirma o pediatra.
Para evitar que ela resulte em problemas mais graves é fundamental manter a criança bem hidratada e nutrida. “A reposição não deve ser feita apenas com a água, pois com a diarreia a criança também perde nutrientes importantes como o sódio e o potássio. O ideal é que a reposição – no caso de diarreias mais leves – seja feita com soro caseiro, comercial, água de coco, ou gelatina”, alerta Dr. Darcio.
Bebês alimentados exclusivamente com o leite materno não necessitam de hidratação extra, pois o aleitamento já possui todos os elementos necessários para a recuperação da criança.


Prevenção

O ponto mais importante para prevenir a diarreia pediátrica é a higiene. Lave bem as mãos antes de manipular os alimentos oferecidos às crianças. Além disso, ensine os pequenos a sempre higienizar as mãos antes e após as refeições. “A higienização é fundamental. É preciso fazer as crianças lavarem os dedos e as unhas, pois elas não costumam lavar essas partes das mãos e é exatamente aí que costumam ficar as bactérias”, diz o pediatra.
Tenha um cuidado especial na hora de preparar os alimentos. Lave-os bem, esfregando, se necessário. A mamadeira deve ser preparada com água quente ou fervida.
Crianças costumam mexer em tudo. Por isso, mantenha os sacos de lixo bem fechados e longe do alcance delas.
Na praia esteja atento para que a criança não beba a água do mar que pode estar contaminada.

Comentários