Bela e consciente

Cosmética entra na onda de produtos naturais

Uma boa novidade para quem aderiu à onda dos produtos ecologicamente corretos, mas que não abre mão dos cuidados com a estética. O mundo da cosmiatria também entrou nessa moda e já disponibilizou no mercado diversos produtos que não agridem o meio-ambiente.
São hidratantes, xampus, cremes para cabelo, fotoprotetores, entre outros produtos que possuem como componente principal o respeito à natureza. Eles são tidos como produtos mais puros, mais seguros para o meio ambiente e menos agressivos para a pele. “São produtos para um ser humano mais evoluído, que olha para seu planeta, para seu próximo, para seus irmãos e para si mesmo, com muito mais respeito, amor e compaixão”, afirma o professor de Cosmetologia da Consulfarma, Maurício Gaspari Pupo.

Prós

De acordo com Pupo, além do respeito à natureza, os cosméticos orgânicos também trazem benefícios à saúde. “Os cosméticos comuns podem conter muitos agentes prejudiciais para a saúde humana, como os conservantes que podem provocar câncer de ovário, ou ainda conservantes que liberam formol na pele, um conhecido agente cancerígeno”, explica Pupo.

Contras

Como todos os produtos orgânicos, esse tipo de cosmético podem ter um custo maior. “Os motivos são vários e vão desde os custos com certificação até em razão da baixa produtividade que uma plantação onde não podemos usar fertilizantes e inseticidas artificiais pode oferecer. Em resumo, a produtividade é menor e o preço, consequentemente maior”, diz o professor.

Comentários