De bem com o sol

Fotoproteção é essencial para prevenir os efeitos agudos da exposição solar

Os ponteiros dos termômetros começaram a subir e os raios do sol exibem-se cada vez mais fortes. Nem é preciso dizer que o verão já bate em nossas portas e, junto com ele, uma inevitável exposição solar que, apesar de garantir a famosa “cor-do-pecado”, pode trazer graves danos à saúde. A preocupação com os efeitos do sol é de fato necessária, mas, com os cuidados certos, é possível aproveitar a estação mais quente do ano.
A primeira coisa que se deve ter em mente é que a proteção deve ser diária. “Hoje, sabemos que a maior carga de radiação solar recebemos no dia-a-dia, em pequenos deslocamentos de carro ou a pé. Com o passar dos anos, eles vão sendo somados e têm maior impacto do que a exposição em períodos de lazer”, explica o dermatologista Sérgio Schalka.
Os cuidados constantes beneficiam principalmente a prevenção ao envelhecimento. “A proteção solar diária é absolutamente essencial, pois a radiação UVA (responsável pelo envelhecimento) incide durante todo o dia e é capaz de atravessar vidros de carros e janelas”, alerta Sérgio.


Filtro x protetor solar

Quando se fala em fotoproteção, logo se pensa no uso de filtros e protetores solares. No entanto, engana-se quem pensa que está se referindo à mesma coisa. Os filtros solares são substâncias capazes refletir, absorver ou difratar a radiação na pele. “Eles podem ser de dois tipos: físicos, com elementos opacos capazes de refletir e dispersar a luz ultravioleta, ou químicos, com moléculas que absorvem a a radiação UVB ou UVA”, informa Sérgio.
Os protetores, por sua vez, podem ser considerados como produtos mais completos, já que apresentam um ou mais filtros solares em sua composição. “São produtos de uso tópico, com diferentes apresentações [loção, gel, etc.], reconhecidos e aprovados pelas agências regulatórias”, diz o dermatologista.

Acerte na escolha

Depois de entender a importância da proteção diária e o funcionamento dos fotoprotetores, é preciso ainda aprender a escolher o produto certo. A primeira coisa que se deve ter em mente é se o seu protetor será para Suncare (recreação) ou Skincare (uso diário).
O segundo passo é observar o fator de proteção solar (FPS) do produto. Quem procura uma proteção para períodos de lazer como uma viagem à praia, por exemplo, deve optar por fatores de proteção acima de 30 e que apresentem resistência a àgua. Já aqueles que procuram um produto para os cuidados diários pode optar por um fotoprotetor moderado, com o FPS entre 15 e 30.
Tanto para o uso em Suncare como para Skincare, os protetores devem ter amplo espectro de absorção de UVA e UVB, boa performance cosmética e ser hipoalergênicos.

Cuidados certos

O uso do protetor solar, sem dúvida, é a maneira mais efetiva de se proteger do sol, devido a sua eficácia e praticidade. No entanto, para que o produto apresente o resultado esperado, é preciso que ele seja utilizado da maneira adequada:

• A aplicação do fotoprotetor deve ser realizada antes da exposição ao sol (cerca de 15 a 30 minutos), para que o produto tenha tempo de ser absorvido e desempenhe seu efeito protetor.
• A quantidade aplicada é essencial para o resultado do uso do fotoprotetor. O recomendado é de 2 mg por cm2 de superfície (cerca de 40 g, ou 3 colheres de sopa para um individuo de 70 kg).
• Use fotoprotetor em bastão para áreas sensíveis, como lábios, nariz e orelhas.
• Apesar de a maioria dos protetores modernos ser capaz de oferecer proteção por mais de 4 horas, a recomendação é de que se reaplique o produto a cada 2 horas, ou após a imersão em água.

Comentários