Pele renovada

Esfoliação retira as células mortas e garante um rosto mais limpo e viçoso


Manter a pele limpa, renovada e livre dos cravos e das acnes é o sonho de muitas mulheres – e de muitos homens também. Afinal, uma pele bem cuidada atrai as atenções e garante ótimas impressões em todos os tipos de relacionamentos. Quem deseja obter esses resultados deve estar atento a pequenos cuidados, como por exemplo, a esfoliação.
Muito presente entre as receitinhas de beleza da vovó e nos mais diversos tratamentos dos centros estéticos, esse procedimento promove a remoção das camadas superficiais da pele. “A pele sofre diariamente a perda de células, que morrem e ficam dispostas na camada superior da pele, obstruindo os poros e facilitando a incidência de pêlos encravados e o ressecamento da pele. A esfoliação serve justamente para retirar estas células mortas, garantindo a sedosidade natural, deixando-a mais limpa e viçosa”, explica a esteticista do centro de estética Trés Jolie, Catarina Santos.

Freqüência

A esfoliação é indicada para todos os tipos de pele e pode ser realizada em casa. “Após a esfoliação, o corpo se encarrega de repor as células que se desprendem durante o processo, assim é um procedimento saudável e não existe contra-indicação em sua aplicação diária”, diz Catarina.
No entanto, é preciso medir as aplicações do procedimento, já que, tanto a falta, como o excesso podem trazer problemas para a pele. “A falta de esfoliação deixa a pele com sujeiras do dia-a-dia e o excesso deixa a pele sensível ou machucada. O traumatismo pode agravar uma acne com cravos”, afirma a dermatologista da Clínica Marina Odo, Lilian Odo.


Produtos

A esfoliação pode ser feita em casa, com diversos produtos, como luvas esfoliantes, sabonetes ou gel esfoliantes. Contudo, os materiais mais agressivos requerem uma atenção maior. “A esfoliação feita com material áspero como bucha, toalhas ásperas, esponjas ásperas são caseiras, mas não deve ser utilizado com muita freqüência ou pressão”, orienta Lilian.
Embora o mercado ofereça os mais diversos tipos de sabonetes esfoliantes, é importante ressaltar que esse tipo de produto é pouco eficaz para a remoção das células mortas. “Os sabonetes com esfoliante só são eficazes quando têm pequeníssimas granulações que possam ajudar a esfoliar, e não a traumatizar”, diz Lilian. “O uso de sabonetes esfoliantes é um importante apoio na esfoliação, mas não garante uma esfoliação completa da pele, devendo-se adotar métodos complementares para a retirada total das células mortas, tais como cremes esfoliantes para banho, buchas naturais, etc”, completa Catarina.

Comentários