Essenciais ao organismo

Polivitamínicos suprem as necessidades nutricionais, mas devem ser consumidos apenas sob orientação médica

Foi-se o tempo em que as receitas da vovó eram utilizadas para complementar a alimentação das mulheres grávidas ou resolver problemas como falta de ferro, por exemplo. O espinafre dá lugar aos polivitamínicos, que como o próprio nome já diz, são complexos de vitaminas e micronutrientes essenciais ao organismo com uma ação mais eficaz do que os alimentos, que normalmente não conseguem complementar todas as necessidades nutricionais do corpo. “Geralmente, além de serem polivitamínicos, também são poliminerais, ou seja, apresentam outra classe de micronutrientes que são os minerais, também importantes para a saúde do organismo”, afirma a nutricionista da academia Aquasport, Heloisa Piccinato.

Quando usar

Embora a utilização dos polivitamínicos seja benéfica à saúde, esse tipo de complexo deve ser utilizado apenas sob recomendação médica, pois o produto apresenta resultados somente quando as taxas de vitaminas e nutrientes estão realmente baixas. “A suplementação de micronutrientes é indicada para tratar e prevenir a deficiência nutricional em situações clínicas relacionadas com aumento das necessidades nutricionais e redução do consumo de vitaminas e minerais. Porém, não devem ser consumidos sem orientação nutricional ou médica”, explica Heloisa.


Consumo incorreto

Os efeitos benefícios e os possíveis malefícios vão depender do tipo e da dosagem de mineral ou vitamina a ser suplementado. Muitas vitaminas e minerais são tóxicos ao organismo quando consumidos em grandes quantidades, acima das recomendações. Estes nutrientes podem se acumular no organismo causando problemas hepáticos, renais, entre outros. “Aqueles que optarem pelo uso de suplementos devem utiliza-los em baixas doses para que não sejam ingeridos em excesso. Pouca evidência científica comprova malefícios com a ingestão de baixas doses de suplementos, porém em altas doses podem trazer grande toxicidade ao organismo”, orienta a nutricionista.

Comentários