Cuidados íntimos

Água e sabão são os instrumentos mais adequados para essa tarefa

Realizar a higiene íntima de forma correta é uma das grande preocupações das mulheres. Por ser uma região mais delicada e encoberta de tabus da sociedade pouco se fala dos cuidados adequados para o local. Algumas seguem as orientações dos ginecologistas, outras agem por instinto e muitas vão atrás de dicas sem fundamentos que podem até mesmo trazer problemas para a saúde. “ A utilização de produtos como desodorante, por exemplo, só serve para trazer irritações”, afirma o ginecologista Roberto Egg.



Sem mistério

Embora o mercado ofereça diversas opções de produtos para a higiene dos genitais, Roberto explica que os melhores instrumentos para essa tarefa são a água morna e o sabão. “As duchas internas não devem ser utilizadas, pois podem levar alguma espécie de bactéria para as regiões e ocasionar graves infecções”, diz o especialista.
Os sabonetes mais indicados são os neutros. Aquelas que preferem utilizar os sabonetes descritos como íntimos pelo mercado devem estar atentas para não fazer desse hábito uma rotina. “Esse tipo de produto não é muito indicado. A melhor opção é o sabonete neutro. Esses sabonetes deixam a região propícia para infecções. Não é que eles não devem ser utilizados, mas não devem ser uma rotina dentro da higiene íntima”, orienta Roberto.





Box – Depilação

Muitas mulheres acreditam que a depilação está diretamente ligada com a higiene e acabam depilando a região íntima por completo. O que elas não sabem é que a depilação tem fins apenas estéticos, uma vez que os pêlos desse local possuem uma função de proteção. “Eles estão ali para proteger a região íntima da ação dos germes. Depilar uma parte para poder utilizar um biquíni, por exemplo, não apresenta nenhum problema, mas por completo pode tirar a proteção do local” afirma Roberto.

Comentários