Contornos perfeitos

Lipoaspiração promete resultados rápido e duradouros, mas não é um método de emagrecimento


Possuir um corpo perfeito, com contornos bem definidos e livre das tão indesejáveis gordurinhas é o sonho de muitas pessoas atualmente. O mundo estético, atento a essa necessidade, desenvolve novas técnicas de esculturas do corpo, com resultados cada vez mais rápidos e eficazes.
Dentre essas técnicas, uma se destaca: a lipoaspiração, tratamento que promete acabar com aquelas gordurinhas, que não cedem, mesmo com os mais rigorosos exercícios, e cada vez mais procurado nos centros estéticos. “A técnica é feita para remodelar o corpo, retirar gorduras localizadas e, assim, mudar o contorno corporal”, explica o cirurgião plástico da Klinik Jardins, Erlânio Alencar.

Tenha em mente


Pelas normas da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, pode-se aspirar de 3% a 5% do peso corpóreo. No entanto, cabe o bom senso do cirurgião para verificar a quantidade adequada. Além disso, é preciso ter em mente que a lipoaspiração não é um método de emagrecimento, e sim de retirada de gordura. “Se não houver também uma mudança na mentalidade da paciente, com a adoção de hábitos de vida saudáveis, como uma reeducação alimentar e a prática de exercícios físicos, os resultados conseguidos com a lipo não serão os esperados”, alerta Erlânio.
O cirurgião chama atenção ainda dos pacientes que esperam adquirir um abdômen definido com o procedimento. “É preciso lembrar às pacientes que a lipoaspiração não atua sobre a parte muscular, como se faz na cirurgia do abdômen ou abdominoplastia. Ao se retirar a camada de gordura, se a paciente tem uma flacidez muscular, essa não é corrigida com a lipo, necessitando de um treinamento físico dessa região para a melhora da tonicidade e da definição”, diz o especialista.

Cuidados

Embora seja um tratamento estético, é preciso considerar a lipoaspiração também como um procedimento cirúrgico, que pode trazer complicações como qualquer outra cirurgia.
Os cuidados devem começar com o pré-operatório. Deve-se escolher um profissional habilitado e realizar todos os exames de pré-operatório, como hemograma, coagulograma, avaliação cardiológica, entre outros.
No pós-operatório, serão exigidos cuidados como utilização de malha modeladora e realização de drenagens linfáticas, além das recomendações médicas, como repouso e afastamento das atividades físicas.

Comentários