De bem com o corpo e a saúde

Dietas milagrosas prometem, mas não cumprem

Em um mundo onde a população obesa não pára de crescer, as chamadas “dietas milagrosas” ganham cada vez mais espaço. São inúmeras as opções: Dieta da lua, do sol, da proteína, do carboidrato, entre outras que prometem uma perda de peso de formas cada vez mais rápidas.
O que muitas pessoas não sabem, ou pelo menos não se preocupam, é que o emagrecimento conquistado com essas dietas, além de ser falso, traz danos à saúde, como explica a endocrinologista da Klinik Jardins, Keyla Facchin Guedes.
“As dietas milagrosas são sempre muito hipocalóricas, e com esse tipo de restrição o organismo prefere consumir massa muscular e não gordura. Então é um emagrecimento falso, à custa de perda de saúde e às vezes até desidratação”, explica.

Menos peso, mais saúde

Tomar cuidado com dietas milagrosas não significa necessariamente abrir mão da perda de peso. Primeiramente deve-se ter em mente que não existem regimes ou remédios milagrosos. “Só o que emagrece é uma dieta bem feita”, afirma Keyla.
Quando a especialista fala em dieta bem feita ela se refere a uma boa reeducação alimentar, que depende do tipo de metabolismo da pessoa e que proporciona em média o emagrecimento de 1 quilo por semana. “O importante não é só emagrecer, é ser magro”, diz.




Box: Você sabia?


Normalmente as “dietas milagrosas” falam apenas sobre quantos quilos pode-se perder por dia e dificilmente explicam o que pode ocorrer com o seu organismo. Confira algumas informações importantes antes de embarcar em um arriscado regime:

- Proteínas: A maioria das dietas milagrosas tende a aumentar o consumo de proteínas, alimento rico em gorduras saturadas. Uma carga muito alta desse tipo de alimento pode elevar o ácido úrico e aumentar o colesterol. O excesso de proteínas pode ainda sobrecarregar os rins e causar diversos danos à saúde.
-Carboidratos. Dificilmente alguém consegue se manter sem o alimento por muito tempo e ao voltar a consumi-lo recupera facilmente os quilos perdidos. Além disso, o carboidrato é um alimento energético e necessário ao bom funcionamento do organismo. “A pessoa sente-se sem energia, o tempo todo cansada, sem ânimo, como se estivesse com a pilha fraca”, explica Keyla.

Comentários