Da culinária para a estética

Cogumelo shiitake é a nova descoberta desse mercado e também uma das grandes tendências da cosmeatria atual


Depois do chá verde, outro alimento típico da culinária japonesa ganha espaço nos centros estéticos: O shiitake.
Fonte de aminoácidos, minerais (cálcio, potássio, fósforo, iodo e ferro), vitaminas E, B, C e D, e proteínas, esse cogumelo é uma das grandes tendências da cosmeatria mundial, segundo os estudos apresentados na 65ª edição do congresso American Association Dermatology.
Comprovado por pesquisas científicas como um importante agente da saúde, o shiitake começa a se destacar como uma nova opção para os tratamentos de pele tanto para homens quanto para mulheres. Segundo o dermatologista do Hospital Sírio Libanês, Guilherme de Almeida, as indicações medicinais do cogumelo fazem dele um fator de peso no meio estético. “O shiitake pode ser considerado como uma das grandes tendências da cosmeatria por suas propriedades medicinais já comprovadas, como o fato de ser um agente estimulante do sistema imunológico. Ele tem ação regenerativa na pele”, explica o especialista.

Ações
O shiitake possui ação estimulante, antioxidante, regenerativa e emoliente. Utilizado na composição de cremes hidratantes, ele atua como agente firmador e nutritivo para a pele, além de intensificar a sua recuperação celular.
Nas clínicas estéticas, o shiitake é utilizado na composição de algumas máscaras faciais. Já no mercado, ele pode ser encontrado em alguns produtos americanos, como cremes firmadores para o busto, por exemplo.
Almeida afirma que os produtos à base de shiitake são eficazes e não apresentam danos à saúde ou à aparência. “Não existe nenhuma contra-indicação e não há necessidade de nenhum pré-procedimento para a utilização de cremes que contenham shiitake em sua composição”, explica o especialista.

BOX - Agente da saúde

Cultivado pelos orientais há aproximadamente 800 anos, o shiitake é reconhecido mundialmente como um agente da saúde. As vitaminas e substâncias encontradas no cogumelo já foram comprovadas cientificamente como fortalecedoras do sistema imunológico e um importante fator na longevidade.
Para uso medicinal, o shiitake pode ser utilizado como regulador da taxa de colesterol no sangue e no combate a inúmeras doenças causadas por vírus, fungos e bactérias.

Comentários